Da Redação

No norte da Espanha,  LaRioja é  uma província que reúne história, monumentos e paisagens que combinam perfeitamente com a gastronomia, e acima de tudo com o vinho. 

Abaixo dos Montes Cantábricos, os vinhedos ocupam o vale do Ebro e cercam a antiga cidade de Haro. As vinícolas locais vão desde pequenas adegas tradicionais até grandes produtores comerciais.

1) A base de operações

Logroño é a capital de La Rioja. É uma cidade pequena, mas a atmosfera em suas ruas, seus restaurantes e monumentos fazem com que seja a base de operações perfeita para uma escapada por algumas das vinícolas mais interessantes de La Rioja. 

Você sabia?

A Denominação de Origem Qualificada Rioja (DOCa Rioja) é a mais antiga da Espanha. Com mais de seiscentas vinícolas no seu território, é uma referência mundial da enologia. De todas elas, uma centena pode ser visitada para fazer uma imersão na cultura do vinho.

2) Uma tarde no museu

A poucos quilômetros de Logroño fica Briones. Além da sua carismática silhueta medieval sobre o morro, no povoado existem várias vinícolas, entre elas as Bodegas Vivanco, que abrigam também o Museu da Cultura do Vinho. Sem dúvida, um bom ponto de partida para conhecer a região e descobrir a importância que o vinho tem em La Rioja.

3) Para amantes da arquitetura

A arquiteta Zaha Hadid, a primeira mulher a conseguir o prêmio Pritzker, colocou no mapa a vinícola de R. López de Heredia-Viña Tondonia, a terceira melhor do mundo (escolhida entre 1.500) segundo a World’s Best Vineyards. Quando você passar por lá, saberá que chegou: seu design vanguardista não passa despercebido.

4) Quando o número importa

San Asensio é como um concentrado de La Rioja. O povoado se orgulha de ter a maior quantidade de vinícolas da região. Além disso, a paisagem em volta do rio é uma das vistas panorâmicas mais bonitas da viagem.

5) Vinhos ecológicos

Las Cepas não é uma das vinícolas mais antigas de La Rioja. Mas se destaca porque desde 2003 se dedica a fazer vinho ecológico. Esta adega familiar tem seus vinhedos em terrenos rochosos rodeados por uma rica biodiversidade que contribui de forma natural com o controle de pragas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.