Por Vini Martins
IG: @vinniciusmg

Ter cabelo oleoso é um saco! 

Sempre tentei lutar contra este fato e, é claro, perdi muitas vezes. Afinal, vamos crescendo e aprendendo a lidar com os nossos “fios grudados” e com a sensação de sujo diariamente.

Se você faz parte deste time ou conhece pessoas que lutam contra eles também não saia daí, pois vou mostrar 8 pontos importantes sobre os cabelos oleosos.

1º Ponto: Homens não tendem a ter cabelos oleosos

Segundo Thais Antunes, barbeira e empreendedora, é mito! Ela afirma que muitos homens chegam ao salão reclamando que seus cabelos são oleosos. “O cabelo curto favorece a distribuição mais rápida do sebo, o que gera a sensação de oleosidade, mas com algumas medidas é possível por fim a esse problema, como banhos mornos e xampus específicos”.

2º Ponto: Lavar o cabelo com água gelada diminui a oleosidade

É verdade! Então, nada de banhos quentes, galera. 

A água gelada ajuda a fechar a cutícula do cabelo, dando um efeito de mais brilho aos cabelos. De acordo com Thais, a dica é lavar o cabelo com uma água de morna para fria, e deixar o último jato mais gelado, isso vai ajudar no controle da oleosidade.

3º Ponto: Existe xampu adequado para cada tipo de cabelo

Verdade! Cada tipo de cabelo requer um cuidado específico. “No caso dos cabelos oleosos, o mais indicado são xampus transparentes, mas em conjunto com eles também é importante intercalar produtos leitosos, para evitar o ressecamento”, revela a barbeira.

4º Ponto: Usar condicionador acima das orelhas aumenta a oleosidade

Podemos dizer que muito condicionador é prejudicial. Ao lavar o cabelo use apenas uma pequena quantidade, pois ajudará no fechamento das cutículas, principalmente para os homens que possuem o cabelo mais curto. 

O condicionador serve para repor o óleo natural, mas o couro cabeludo já produz uma oleosidade, por isso para quem tem cabelos compridos é preciso utilizar o condicionador apenas na extensão dos fios.

 

5º Ponto: Álcool e vinagre ajudam a reduzir a oleosidade dos fios

É mito! De acordo com Thais, produtos de cozinha e alimentos são para ingestão e não para o cabelo. Existem produtos próprios para o cabelo, dos quais você consegue tirar a oleosidade, começando pelo xampu correto e a temperatura da água, além de outros cuidados.

6º Ponto: Cabelos oleosos tem caspa

É verdade. A alta testosterona afeta diretamente a glândula produtora de sebo, o que causa aumento da oleosidade, afetando a saúde dos cabelos, levando até dermatite seborréica, ou seja, a descamação do couro cabeludo.  Thais, também acrescenta que o frio pode agravar a situação.

7º Ponto: Relação hormonal

Nesses casos é necessário consultar um especialista, de preferência um dermatologista que pode fazer um tratamento para oleosidade e indicar outros profissionais caso seja necessário.

8º Ponto: Química no cabelo deixa oleoso

Sim, a química pode prejudicar o couro cabeludo. É fundamental saber se há algum sinal associado, como a descamação do couro cabeludo, resultado de progressiva, ou algum tratamento químico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.