Por Vinicius Araújo

A Disney Pixar começou a incluir personagens LGBTQ+ em alguns projetos. No filme Dois Irmãos, por exemplo, que teve sua estreia em 5 de março desde ano, aparece o primeiro personagem abertamente gay da companhia, trata-se de uma mulher, que trabalha como inspetora policial.

O filme tem tido boa repercussão da crítica especializada ao redor do mundo. Entretanto, determinados países proíbem ou censuram o filme. Kuwait, Catar, Omã e Arábia Saudita, proibiram a exibição do filme por conter um personagem da Gay. A Rússia, por sua vez, não proibiu a exibição do filme, mas censurou a cena em que a inspetora policial ganha seu destaque. Vale lembrar que a Rússia tem uma política anti-LGBTQ+ bem conhecida e amplamente divulgada nos meios de comunicação.  

Essa não é a primeira vez que países do Oriente Médio proíbem filmes por conter algum personagem ou cena gay. Em 2019, o beijo gay no filme Stars Wars – Ascensão Skywalker foi editado pelos Emirados Árabes.

A Atriz Lena Whaithe que dubla oficialmente a inspetora policial no filme, é lésbica e militante pelos direitos LGBTQ+ e se orgulha de ter sido quem forneceu a voz para o primeiro personagem abertamente gay do universo Pixar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.