Por Andrei Teixeira

A gente que é do meio (rs) vê e ouve muito falar da bandeira arco-íris, que é a mais tradicional do meio LGBT. Mas na real, ela representa um pedacinho pequeno de toda a comunidade LGBTQQICAPF2K+, que é a comunidade gay.

Ela olha só um pedaçinho de toda a comunidade da diversidade sexual e de gênero fora do padrão cisgênero e heterossexual.

Bora conhecer então as 10 primeiras bandeiras, de quem são e o que suas cores simbolizam:

1) ORGULHO ALIADO (ALLIES)

São pessoas heterossexuais e cisgênero “aliadas” e “ativistas” da causa LGBTQQICAPF2K+. As listras brancas e pretas são a heterossexualidade, cortadas por um grande “A” pintado com as listras da bandeira gay:

Ally Pride Flag

2) ORGULHO ANDRÓGENO

São homens que se identificam com um mix de masculino (roxo) e de feminino (rosa). O cinza representa literamente “a área cinzenta” entre os dois gêneros:

Androgynous Pride Flag.

3) ORGULHO ARROMÂNTICO

O arromântico é a pessoa que não cria vínculos românticos fortes, seja ela sexual ou não. O verde escuro representa o arromântico mais assexual e o preto representa o arromântico mais sexual. As demais cores são espectros intermediários:

Aromantic Pride Flag.

4) ORGULHO ASSEXUAL

O assexual é a pessoa que não cria vínculos sexuais fortes, seja ela romântica ou não. O preto é para os 100% assexuais e arromânticos, o branco é para parceiros e aliados assexuais e o cinza representa todo o espectro entre o sexo e o não-sexo. O roxo vai para a comunidade:

Asexual Pride Flag.

5) ORGULHO BIGÊNERO

Bigêneros são homens e mulheres que se identificam com ambos os gêneros masculino e feminino, ao mesmo tempo. As faixas em rosa se voltam para o corpo feminino e as faixas em azul para o corpo masculino. O branco foi retirado da bandeira trans para representar não-binários em geral:

Bigender Pride Flag.

6) ORGULHO BISSEXUAL

O rosa representa a atração pelo mesmo sexo e o azul pelo sexo oposto. O roxo representa atração pelos dois ou por mais gêneros:

Bisexual Pride Flag.

7) ORGULHO DEMIGÊNERO

Signfica literalmente “meio gênero”, mas praticamente é um guarda-chuva para pessoas não-binárias que têm alguma conexão com certo gênero. A bandeira amarela é a genérica:

Demigender Pride Flag

8) ORGULHO DEMIBOY

Isso porque há a bandeira demigênero para o “lado masculino”:

Demigender Boy Pride Flag

9) ORGULHO DEMIGIRL

E a bandeira demigênero para o “lado feminino”:

Demigender Girl Pride Flag

10) ORGULHO AGÊNERO

O agênero é o indivíduo que rejeita a ideia de enquadramento em gênero. O branco e o preto simbolizam a ausência total de gênero e o cinza simboliza as pessoas que se identificam com o “demiagênero”. O verde é para as pessoas não-binárias em geral:

Agender Pride Flag.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.