Da Redação

O clima virou 360 graus e o calor chegou com tudo e com ele as preocupações com a pele devem ser maiores.

Para alertar a população de São Paulo, o estado receberá a partir deste sábado (5) a Carreta Novartis, que leva atendimento gratuito e exames para o combate à hanseníase e outras doenças de pele, incluindo cânceres.

Além do diagnóstico e tratamento das diferentes doenças de pele, os profissionais de saúde presentes esclarecerão dúvidas sobre hanseníase – doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

A primeira cidade a receber o atendimento gratuito será Franca, que contará com o serviço do caminhão itinerante nos dias 7 e 8 de outubro. Depois, a carreta segue percorrendo o interior do estado até o fim de outubro, passando por Igarapava, Ituverava, Ipuã e, por fim, pelo município de Sales Oliveira.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. A doença já deveria estar erradicada, mas atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano. Em 2017, foram notificados 1.232 casos novos de hanseníase no estado de São Paulo, um coeficiente de detecção anual de 2,73/100.000 habitantes.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase², segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.