Da Redação

A maior Pride Gay do Brasil já tem data marcada. A Parada LGBT de São Paulo acontecerá no dia 23 de junho, na Avenida Paulista.

Em 2018, a drag Tchaka abriu a Pride de São Paulo (Foto: Divulgação)

Ao que tudo indica, a Pride SP irá homenagear os 50 anos da rebelião de Stonewall, momento histórico que marca a luta pelos direitos LGBTs no mundo.

De acordo com Nelson Matias Pereira, sócio fundador da APOGLBT SP, Stonewall é um marco para o movimento LGBT por ter sido a primeira vez que a comunidade LGBT se juntou para resistir aos maus tratos e violências sofridos.

“O fruto dessa batalha foi o nascimento das paradas e as entidades LGBT em diversos países. Esse foi um momento de virada em que o orgulho da nossa comunidade passou de ressignificar o lugar de marginalização e estima no qual a sociedade havia nos colocado”, explicou ao HuffPost.

Em 28 de Junho de 1969, a polícia de Nova York invadiu o bar Stonewall Inn, localizado em Manhattan, e conhecido por ser um dos poucos estabelecimentos que aceitavam a presença de gays, lésbicas, trans ou drag queens em seus espaços. Na época, a comunidade LGBT era completamente marginalizada e criminalizada nos Estados Unidos.

Após a invasão, houve uma série de reações violentas dos membros da comunidade. O movimento foi considerado um dos mais importantes que fortaleceu luta pelos direitos LGBT no país.

Evento reunirá milhões de pessoas em busca de direitos iguais (Foto: Divulgação)

Serviço

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (Avenida Paulista)
Data: 23 de Junho de 2019

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.