Da Redação

O Canadá lançou oficialmente a moeda da igualdade, que marca os 50 anos desde a legalização do sexo gay no país.

Em abril, a Royal Canadian Mint revelou sua nova moeda de igualdade de 1 dólar canadense, honrando o progresso dos direitos civis para os canadenses LGBTQ+.

O ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau, divulgou a moeda por meio de uma transmissão ao vivo do Facebook. A cerimônia aconteceu no The 519 Centre – um centro LGBTQ+ no coração da vila gay de Toronto.

A nova moeda combina as palavras “EQUALITY-ÉGALITÉ” e apresenta o trabalho do artista de Vancouver Joe Average.

Rosane Rodrigues atua como consultora de educação (Foto: Divulgação)

“A moeda simboliza a diversidade canadense. Ao contrário do Brasil, aqui os casais LGBTQ+ têm liberdade de amar e muito respeito, o que deveria ser regra em todo o mundo. O casamento é um casamento e as pessoas não entram em debates porque são 2 homens ou 2 meninas. O povo do Canadá é muito educado e o respeito às diferenças é parte da cultura”, explica Rosane Rodrigues, consultora de educação e única brasileira a fazer parte do time dos embaixadores oficiais da cidade de Montreal, na província do Quebec.

Já em circulação, só existem 3 milhões das moedas produzidas.

Comentando, Bill Morneau disse: “Nos últimos 50 anos e além, os canadenses lutaram por seu direito de amar, casar, começar uma família e viver abertamente como seus eus mais autênticos.

A moeda da igualdade reconhece seus triunfos e encoraja a todos nós a construir um Canadá melhor e mais inclusivo – porque, como a própria moeda, quanto mais igualdade tivermos no Canadá, mais ricos todos seremos”.

Aberto à interpretação

O design de Joe Average apresenta uma celebração estilizada da igualdade vista através de uma perspectiva LGBTQ+.

Os dois rostos entrelaçados refletem a fluidez de gênero e o espectro de gêneros e, de acordo com um porta-voz da Royal Canadian Mint, “é deixado aberto à interpretação: eles podem pertencer a dois indivíduos ou podem representar diferentes aspectos da própria identidade”.

A parte de trás da moeda, além disso, apresenta uma efígie de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Este projeto é de Susanna Blunt, em uso em moedas canadenses desde 2003.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.