Da redação

A UL (empresa norte-americana centenária e responsável por selos de qualidade) lançou no mercado mundial a UL 3600, uma norma de certificação destinada a medir e documentar aspectos da economia circular de produtos, instalações e organizações.

A certificação será o primeiro padrão mundial para avaliar a circularidade do fluxo de materiais das companhias. Mas o que é exatamente economia circular?

A economia circular é o conjunto de esforços para em prol da sustentabilidade dos produtos que são desenvolvidos pelas empresas. A ideia é tentar gerenciar a escassez de recursos que geram um produto, o tanto de desperdício que existe a partir dele.

Resultado de imagem para economia circular
Se é possível reutilizar parte dos resíduos para nova produção do produto, isso significa redução de custo. Para isso, design é de extrema importância (Foto: Divulgação)

O objetivo da certificação UL é medir o progresso da circularidade à luz de mega tendências globais, como mudança de clima, restrições de recursos e acumulação de produtos químicos tóxicos.

Com este programa, a UL consegue reportar diversos aspectos de sustentabilidade, incluindo usos de conteúdo reciclado ou com base biológica, além de aspectos como reciclabilidade, redução de desperdício e desvio de resíduos de aterros sanitários.

“No Brasil o tema Economia Circular já está na pauta de diversas empresas e segmentos industriais e a norma UL 3600 pode auxiliá-las a seguir padrões internacionais, podendo comunicar à população todos os esforços feitos de uma maneira clara e objetiva”, diz Cintia Oller Cespedes, gerente de projetos da UL Environment no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.