Aurora boreal em Karelia (Foto: Asko Kuittinen)

Da Redação

A Finlândia reúne uma combinação efervescente de atrações, belezas naturais, cultura e história e você deve colocar esse destino na lista.

Situado na Escandinávia, o país é de fácil acesso para brasileiros. Confira nesse texto algumas dicas para quem pretende conhecer esse destino.

Cidades inspiradoras

A capital Helsinque tem cerca de 650 mil habitantes e é a maior do país. Por lá, você pode conhecer inúmeros parques e igrejas históricas, como a Capela do Silêncio.

Mas a Finlândia possui diversas outras cidades de destaque, como a cênica Tampere, que embora seja a terceira maior do país, ainda mantém o estilo de cidade pequena e é cercada por dois belíssimos lagos, de  Näsijärvi e Pyhäjärvi. Já Turku é a cidade mais antiga do país e foi capital da Finlândia até o século XIX. Uma visita até lá é uma verdadeira aula de história.

Catedral de Helsinque e Praça do Senado (Foto: Visit Finland/Divulgação)

Natureza extraordinária

A Finlândia é um país de grande extensão territorial, por isso abriga uma variedade de cenários, que mudam conforme a região e a estação do ano.

Sua natureza é repleta de pequenos detalhes, como a migração dos pássaros na ilha de Utö, o azul do lago de Pielisjärvi e a paisagem branca de neve da Lapônia.

Claro, que você pode observar também o espetáculo da aurora boreal, que acontece durante o inverno, e do sol da meia-noite, durante o auge do verão.

A Finlândia também  tem 40 parques nacionais. O mais novo deles é o Hossa, inaugurado em 17 de junho de 2017, em homenagem aos 100 do país.

Montanha de Koli (Foto: Hernan Patino)

Riqueza histórica

Na Finlândia, ainda é possível encontrar pequenas cidades que parecem ter saído de um túnel do tempo. As chamadas cidades de madeira são um ótimo passeio histórico, já que preservam construções de casas de madeira de décadas ou até mesmo séculos atrás. Outra atração imperdível para os amantes da história, é a visita ao castelo medieval da cidade de Turku, o mais antigo de todo o país, que foi construído entre os séculos XIII e XVI.

Pequena cidade de Naantali e suas construções de madeira (Foto: Visit Finland/Divulgação)

Cultura

O povo Sami, ou Lapão, é nativo da Escandinávia. Eles foram os primeiros habitantes da Finlândia e ainda hoje mantêm seus costumes e tradições. Em três municípios do país, o idioma lapão é até mesmo reconhecido como oficial. Em alguns locais, é possível que os turistas conheçam de perto essa cultura e realizem atividades com os lapões.

A música é outro aspecto muito importante na cultura finlandesa. Muitos grupos de metal que conquistaram o mundo saíram de lá, como o Nightwish. O país sedia uma quantidade inacreditável de festivais de música todos os verões, vale a pena se informar sobre o calendário.

Siga a Finlândia no Instagram

Gastronomia diversificada

A gastronomia finlandesa é cheia de vida. Uma refeição tradicional inclui peixes frescos, além de verduras e frutas da estação. Alimentos locais e orgânicos são muito consumidos. Outra paixão nacional é a sopa de ervilha, que é servida pelos restaurantes finlandeses às quintas-feiras.

No mesmo dia, a sopa também é servida nas escolas, sempre acompanhada de uma deliciosa panqueca de sobremesa. O pão de centeio também foi eleito a comida típica do país em 2017, sendo parte de uma época difícil da história da Finlândia, de crise econômica e escassez de alimentos.

Um típico prato finlandês Foto: Harri Tarvainen)

Para saber mais sobre a Finlândia acesse o site.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.