Por Andrei Teixeira

Vou tentar ser bem breve porque são apenas duas coisas que têm um impacto bem grande pra explicar o motivo do dólar estar subindo. Vamos lá!

A primeira (e mais importante) é que o Banco Central dos EUA estão aumentando a taxa de juros por lá. Isso quer dizer que os investidores podem ganhar uma porcentagem maior do que estavam ganhando antes, então os dólares que estão nos países em desenvolvimento saem daqui para ir pra lá!

Dito isso, entra a boa e “Lei da Oferta e Demanda”, que é a lei do valor, basicamente: quando uma coisa é mais escassa, então ela vale mais. E é isso que acontece com o dólar também: se tem menos notas aqui no Brasil, o preço delas aumenta de valor em reais. Isso é câmbio que sobe!

O segundo fator é algo mais interno e de curto prazo, que são as eleições presidenciais. Como na grande maioria do mundo, os mandatos já estão estabelecidos e as políticas de cada país já estão andando (EUA, Alemanha, França, Rússia, China…), então lá fora o investidor tem muitos mais certeza se pode investir ou não num projeto ou num fundo de investimento.

Por enquanto, mal sabemos os candidatos que disputarão as eleições, muito menos seus programas de governo, e ainda menos quem pode ganhar em segundo turno (pois em primeiro não vai ser mesmo). Isso gera um desconforto muito grande, uma “perda de tempo”, o que em Economia chamamos de “custo de oportunidade”.

Mas é isso… Em 2 meses a moeda americana saiu do patamar de R$ 3,20 para quase R$ 3,60 e com tendência de alta. Se você quiser comprar dólares para depois revender, esse é um momento de tirar um dinheirinho! 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.