Da Redação

Buscando ser, cada vez mais, uma cidade mais diversificada, Belo Horizonte traçou novos rumos para o turismo gay. Para isso, a Prefeitura do município mineiro filiou-se com a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), organização mundial dedicada ao Turismo LGBT.

O recém “acordo” implementará diversas ações para, de fato, ampliar o fluxo de visitantes LGBT em Belo Horizonte.  Estão previstos para este novo rumo em busca da diversidade e o respeito aos LGBT: implementar a segmentação turística LGBT em Belo Horizonte; capacitar o público interno, bem como a cadeia produtiva do turismo de Belo Horizonte, com referência na cartilha produzida pelo Ministério do Turismo; elaborar Cartilha de Capacitação; apoiar eventos na temática LGBT, dentro dos critérios estabelecidos para os apoios institucionais e financeiros da Belotur; elaborar calendário de eventos segmentado, visando atingir os interesses do público alvo; promover estudos e pesquisas em apoio ao segmento por meio do Observatório do Turismo; mapear a oferta LGBT em Belo Horizonte, com o levantamento de espaços de convívio e de expressão artísticas; elaborar o Guia LGBT da cidade de Belo Horizonte; estimular a visitação turistas LGBT a descobrirem Belo Horizonte sob novos olhares.

Na região da Pampulha, Casa JK é uma opção de passeio (Foto: Andrei Teixeira)

“Belo Horizonte é uma cidade diversa, plural, democrática. Temos uma programação cultural de ponta que atende qualquer tipo de público. Nossa cidade é a segunda cidade com mais points LGBTs do país, ficando atrás somente de São Paulo. Temos, inclusive, leis municipais contra a discriminação. Agora é a hora de perceber cada vez mais o perfil do nosso turista, melhorar nossos serviços e, com isso, atrairmos mais turistas, o que movimenta a economia gerando renda, empregos e capacitação do trade. A filiação à IGLTA é só mais um passo para acompanhar as tendências do que há de mais moderno e diverso no mundo”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur, empresa responsável pelo turismo na cidade.

Durante a reunião de filiação da Belotur à IGLTA, o presidente da Belotur lançou a candidatura de Belo Horizonte à sede da Convenção Global Anual da associação, evento que reuniu cerca de 500 pessoas neste ano em St. Petersburg, na Flórida (EUA).

Em 2018 o evento acontecerá em Toronto, Canadá. Já em 2019, a sede será Nova York, nos Estados Unidos. Em 2020, dez cidades concorrem para sediar o evento e, para 2021 Belo Horizonte já é uma candidata.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.