Por Andrei Teixeira

“Tenho que pagar essa conta”, “Trabalhar pra dar dinheiro pros outros”, “Não posso atrasar de jeito nenhum”. Certamente você já ouviu outras pessoas falarem chavões como esses e provavelmente você também já os repetiu.

Pagar uma conta deve ser visto como parte da rotina e como uma consequência de uma escolha de consumo feita no passado. Não há nada de mal em se preocupar com isso e o mínimo de planejamento financeiro é desejável, mas também devemos tomar cuidado para não ficarmos subordinados às preocupações do dinheiro.

Aí você vai no banco e tem que tomar cuidado pra não digitar nada errado, por que tem alguns caixas que você tem que escrever toda a numeração do boleto de novo, né!? #nãããooooo

Ou então, quem nunca se deparou com aquela imensa quantidade de zeros e ao invés de escrever 00000, digita 0000 ou quando é 000000 escrevemos 0000000… #zeroaesquerda

A partir de agora, pagar uma conta vai ficar mais divertido e também mais curioso. Vamos ver o que significa cada número de um boleto bancário?

Existe vários códigos ocultos e que escondem informações importantes sobre aquela transação que está acontecendo (Imagem: Divulgação)

Código do banco

No Brasil, cada banco possui um código numérico de identificação: se é Itaú, é 341; se é Bradesco, é 237; Banco do Brasil é 001; Caixa é 104 e Santander é 033… E assim por diante. 😉

Número da moeda

Logo depois do código do banco, vai aparecer um 9. Esse número sempre vai se referir ao Real, enquanto que se o boleto for pago em moeda estrangeira (o que é muito raro ocorrer no Brasil), então aí vai aparecer um 8, ok!?

 

 

Código de campo

Esse é um número específico de cada banco e em cada tipo de pagamento. O código de campo é o último algarismo de cada grupo de números, ou seja, sempre antes do ponto.

Número de dias até a validade

Há vinte anos, o Banco Central estipulou o dia 17 de outubro de 1997 como uma data de referência para a contagem dos dias nos boletos bancários.

Por exemplo, desde aquela data e até o dia 05 de abril de 2017, vão se passar 7104 dias. Portanto, esse 7104 vai aparecer no início do último grupo de números.

Valor do documento

Os últimos números do último grupo de números se referem ao valor do pagamento. Assim, se você pagar R$ 281,45 então vai aparecer 28145 no final do título.

boleto bancário
Se o Banco é Bradesco, começa com 237 e se vale R$ 80,91, termina em 8091 (Imagem: Divulgação)

Campos livres

Todos os demais números ficam livres para os bancos colocarem quaisquer informações sobre aquela transação.

Em alguns casos, pode aparecer a agência ou a conta do beneficiário. Em outras, pode aparecer o chamado “nosso número” do banco. E em outros casos, vão aparecer vários zeros, porque não há o que colocar. XD

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.