Da Redação

Situada no Noroeste Argentino, Chaco não é muito conhecida pelos brasileiros. No entanto, a província decidiu lançar por aqui sua nova atração turística: o Parque Nacional El Impenetrable, que deverá abrir suas portas em 2018.

A nova atração foi apresentada durante a Adventure Sports Fair, encerrada neste domingo (16), em São Paulo.

El Impenetrable terá 1.250 hectares de área e dono de uma vegetação natural, intacta e fechada.

“Estamos preparando nossa hotelaria, agências de receptivo, segmento gourmet para fazer frente à proposta de transformar a província em importante polo de turismo natural da Argentina”, afirmou Mateo Daniel Capitanich, vice-governador de Chaco, em visita ao Brasil.

Parque estará aberto em 2018 para visitação (Foto: Ph. Ariel Mendieta)
Parque estará aberto em 2018 para visitação (Foto: Ph. Ariel Mendieta)

Investimentos

Para que o novo Parque Nacional El Impenetrable saia do papel, Chaco recebeu o apoio de inúmeras entidades da Argentina, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já aportou 5 milhões de dólares na fase do Plano Master, que deverá ser completada em abril de 2017.

Esse plano é um catálogo que destaca o potencial turístico de Chaco, visa atrair novos investidores e demonstra a gama de incentivos de governo que a província tem a oferecer aos futuros parceiros.

Além da desapropriação da área do parque, o governo local também destinou 150 milhões de dólares para obras de infraestrutura que passam pela construção de rodovias, pavimentação de atuais vias de acesso, incluindo a utilização de verbas em setores estratégicos como saúde e educação.

A largada foi dada com a planta do Centro de Interpretação da Cultura e da Biodiversidade, no município de Miraflores. Lá se reproduzirá todo o percurso e a experiência com as formas de vida do El Impenetrable e igualmente manterá nove postos de serviço ao visitante, relacionados a pontos turísticos de maior relevância de Chaco.

Durante a Adventure Sports Fair, a partir da direita: Mateo Daniel Capitanich, vice-governador de Chaco; Sérgio Franco e Sérgio Bernardi, criadores e organizadores do evento; Adrián Contreras, que responde pela coordenação das ações em torno do parque nacional El Impenetrable; e Jaime Ríos, da Jaime Ríos Marketing Turístico (Foto: Divulgação)
Durante a Adventure Sports Fair, a partir da direita: Mateo Daniel Capitanich (vice-governador de Chaco), Sérgio Franco e Sérgio Bernardi (criadores e organizadores do evento), Adrián Contreras (coordenador das ações em torno do parque nacional El Impenetrable) e Jaime Ríos (Jaime Ríos Marketing Turístico) (Foto: Divulgação)

Para cativar o brasileiro

Adrián Contreras, que responde pela coordenação das ações em torno do parque nacional El Impenetrable reitera que Chaco conta com fortes atrativos à disposição do turista brasileiro. De acordo com ele, somam-se aos parques – a partir de agora dois nacionais e cinco estaduais – a pesca esportiva do Dourado, com devolução; o Campos de Cielo – que abriga o segundo maior meteorito do mundo, com 35 mil quilos; a Bienal das Esculturas que atrai para Resistência, a capital da Província, escultores e visitantes de todas as nacionalidades para conferirem de perto as 650 esculturas, de todos os tamanhos, espalhadas pelas vias públicas. Da mesma forma integram o apelo ao turista, conforme Contreras, a intensa vida noturna e cultural de Resistência, com música e gastronomia baseada em pescados e carnes; a vocação para eventos e capacidade para abrigar encontros de grande porte; completando com o artesanato em madeira entalhada, feito por aborígenes e crioulos descendentes dos povos originários de Chaco.

Para mais informações, acesse o site.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.