Da redação

zelandia
A Zelândia é uma região do sul dos Países Baixos (Foto: Divulgação)

Ok, se existe a cidade de Nova York é porque anteriormente existia a cidade de Yorkshire, na Inglaterra. E Nova Orleans veio em homenagem à cidade francesa de Orleans. Do mesmo modo, existe a Guiné para haver a Nova Guiné e a cidade de Hamburgo (Alemanha) para então Novo Hamburgo (RS). Mas você já ouviu falar da Zelândia???

A Nova Zelândia foi descoberta por exploradores dinamarqueses e holandeses que chegaram à Oceania por volta do ano 1640. Os exploradores eram originados da região da Zelândia holandesa, no sul dos atuais Países Baixos.

Holanda e Zelândia eram duas províncias dos Países Baixos e ambas foram potências marítimas. Em homenagem a elas, Nieuw Holland e Nieuw Zeeland foram os nomes dados aos atuais países da Austrália e da Nova Zelândia.

O primeiro alterou seu nome para Austrália em 1824, mas o segundo país permaneceu com seu nome inalterado.

Uma jabuticaba brasileira

No Pará, o prenome do município de Nova Timboteua não é à toa. Durante as primeiras décadas de 1900, a cidadela paraense de Timboteua se extinguiu devido à estrada de ferro que fora construída lá perto.

Anos depois, um novo povoado tomou forma, NA MESMA REGIÃO, e os habitantes decidiram rememorar o nome da cidade fantasma. Isso quer dizer que por aqui existe uma Nova Timboteua sem que exista uma “velha”.

castelas
Os castelos são uma das principais atrações da Zelândia (Foto: Divulgação)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.