Por Vinicius Martins

Quando falamos do continente africano logo pensamos no período das colonizações, quando os europeus iam até lá para buscar pessoas para trabalharem forçadamente em muitos países, como os escravos no Brasil.

No entanto, ao abrirmos mais o nosso leque para a História podemos perceber que a África teve um papel fundamental na gastronomia mundial. Afinal, naquela época, os escravos levaram consigo – pelo menos na memória, já que saiam de seus países sem nenhuma bagagem – seus temperos e sabores gastronômicos.  Com eles, o Brasil descobriu saborosos pratos, como o caruru, a moqueca, o acarajé e é claro a feijoada, comida que nasceu nas senzalas e garantiu seu espaço na mesa de qualquer restaurante chique do país.

Para um povo africano, a cozinha ajuda a representar sua história. Diversificada, a gastronomia africana é cheia de temperos e estilos, pois em cada país daquele continente há um método distinto para preparar os pratos.

Atualmente, a cozinha africana mistura os sabores do mediterrâneo, da Ásia e das Américas. Tal mistura aconteceu porque muitas pessoas que foram escravas em outros países conseguiram voltar para o seu país de origem e, desta maneira, quando retornavam ensinavam para seus conterrâneos o que aprenderam.

Um dos pratos típicos do continente africano é o bobotie, que é feito com cozido de carne moída, leite, castanhas, pão, cebola, damascos, passas e curry. Para quem não sabe, essa era a comida típica preferida de Nelson Mandela.

O bobotie pode ser feito com carne de vaca, porco ou borrego (Foto: Divulgação)
O bobotie pode ser feito com carne de vaca, porco ou borrego (ovelha) (Foto: Divulgação)

Normalmente, a maioria dos trabalhos relacionados à alimentação na África, são obrigações das mulheres. Desde a “plantação” ou “shambas” (como são chamados os campos de plantio), passando pela capina, plantio e colheita, até as atividades que incluem cozinhar e servir alimentos.

Mas em algumas regiões, a mulher ficava encarregada dos pratos doces, enquanto o homens preparavam a carne. Tradicionalmente, a cozinha na África fica do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas.

Quem viajar para o destino poderá encontrar pratos cheio de cores e grãos, por exemplo. Legumes, batata doce, quiabo, melancia, mandioca, amendoins, repolho, frango, carne de porco, peixes, cardamomo, cúrcuma, arroz mix e caril em pó estão entre as comida típica do africano.

Receita de Bobotie

Ingredientes

2 cebolas cortadas em rodelas finas

1 fatia de pão

1 xícara (240 ml) de leite

1 kg de carne moída

1 colher (sopa) de curry em pó

2 ovos

1 colher (sopa) de açúcar

2 colheres (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída

1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra (opcional)

2 colheres (sopa) de vinagre

3 colheres (sopa) de chutney

6 amêndoas picadas

1/2 xícara de uvas-passas

4 folhas de louro

Modo de Preparo

Leve ao fogo uma frigideira grande e com água o suficiente somente para cobrir o funda da frigideira. Cozinhe as cebolas na água fervendo até elas ficarem transparentes. Escorra as cebolas, pique e coloque de novo na frigideira, dessa vez sem água. Doure as cebolas picadas até ficarem levemente escuras. Reserve.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Umedeça a fatia de pão no leite e esprema. Reserve o leite e esfarele o pão. Numa tigela grande, misture o pão, a carne, o curry, 1 ovo, o açúcar, o sal, a pimenta, o açafrão, o vinagre,o chutney, as amêndoas e as uvas-passas.

Transfira a mistura para um refratário médio (18x28cm) untado. Insira as folhas de louro dentro da carne. Asse por 1 hora.

Bata o ovo que não foi usado com 3 colheres de sopa do leite reservado. Despeje sobre o bototie e retorne ao forno para assar por mais 30 minutos. Sirva quente.

A mistura que deu certo

Receita de Arroz Amarelo

Arroz amarelo com uvas-passas, uma receita típica da África do Sul. Esse prato rende quatro porções!

arroz-amarelo

Ingredientes

1 xícara de arroz agulhinha;

1/2 colher (chá) de sal;

1 1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra;

3 colheres (chá) de açúcar;

1/2 colher (chá) de canela;

1/2 xícara de uvas-passas escuras;

1 colher (sopa) de manteiga;

2 1/2 xícara (360 ml) de água.

Modo de Preparo

Preparo: 5 minutos e cozimento: 30 minutos.

Coloque todos os ingredientes em um a panela e leve ao fogo para ferver. Assimque ferver, tampe a panela, reduza a chama do fogão e cozinhe por 20 a 30minutos, ou até toda a água ser absorvida. Solte o arroz com um garfo e sirva quente.

Frango africano

Esse prato serve seis pessoas e pode ser uma ótima opção para acompanhar o arroz amarelo

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva;

1 dente de alho picado;

6 peitos de frango em cubos;

2 colheres de (sopa) de curry em pó;

Sal e pimenta a gosto;

500 ml de polpa de tomate;

400 g de grão-de-bico em lata, escorrido;

4 colheres (sopa) de manteiga de amendoim;

folhas de coentro a gosto.

Modo de preparo

Preparo: 5 minutos e cozimento: 35 minutos.

Adicione o azeite numa panela e doure o alho por alguns segundos. Adicione os cubos de frango e cozinhe em fogo médio por 5 minutos, mexendo constantemente. Depois, adicione o curry, sal, pimenta, polpa de tomate, grão-de-bico e manteiga de amendoim e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 25 minutos. Em seguida, adicione o coentro picado (separe alguns ramos para decorar) e cozinhe por 5 minutos. Se o molho estiver muito grosso, adicione algumas colheres de água.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.