Por Vini Martins

Como muitas regiões da Europa, a Espanha guarda inúmeras histórias e momentos que ficam marcados em prédios lendários que hoje são usados como hotéis. 

Na Espanha você encontra castelos e palácios, muitos deles centenários, com um passado interessante e pelos quais passaram grandes figuras como a realeza, Hemingway ou Chaplin.

Muitas vezes deixamos para depois a escolha do hotel, mas ela faz parte do planejamento sim e pode ficar no álbum de fotos e no feed do Instagram. Por isso, preparei 8 lugares incríveis para se hospedar:

1) Hostal dos Reis Católicos

Sair do Caminho de Santiago para ir até Santiago de Compostela é uma ótima aventura espanhola. Ao chegar em Santiago, se hospede no Parador (Hostal dos Reis Católicos). Sua localização é ótima: na Plaza do Obradoiro, junto à catedral.

Ao caminhar pelos claustros ou ao sentar-se para saborear pratos da gastronomia galega na sua sala de jantar, você voltará à época em que este alojamento nasceu, 1499, para acolher os peregrinos. Por isso, hoje o Hostal é considerado um dos hotéis mais antigos do mundo!

2) Hotel Maria Cristina

A cidade de San Sebastián reserva ao turista a famosa praia de La Concha. Mas é lá que fica, também, o Hotel Maria Cristina, que nasceu em  1912 e faz parte da história e da sua vida cultural da região.  

A sua fachada ergue-se com vistas ao rio Urumea e junto ao Teatro Victoria Eugenia. O glamour não para por aí, o  prédio acolhia a realeza e a aristocracia e,  nos tempos modernos, Coco Chanel, Bette Davis, Elizabeth Taylor passaram a noite em seus quartos.

3) Hotel Alfonso XIII

Caminhar pelo bairro histórico de Santa Cruz, em Sevilha, tem um charme especial. O viajante encontra a Sé Catedral, os Reales Alcázares e, como mais um monumento, o Hotel Alfonso XIII, hotel onde Coco Chanel, Bette Davis e Elizabeth Taylor passaram a noite. 

Em sua inauguração, em 1929, foi organizado um banquete com a presença de D. Alfonso XIII e da rainha Victoria Eugenia. Possui salões palacianos e decoração neo-mudéjar, inspirada na arquitetura árabe. 

4) Gran Hotel La Perla

A cidade de Pamplona (Navarra) é mundialmente conhecida pela Festa de San Fermín, em julho, mas o Gran Hotel La Perla também chama a atenção de celebridades como Charles Chaplin e Pablo Sarasate.

O hotel conta com quartos inspirados em personagens históricos e o viajante pode encontrar, por exemplo, o “O quarto de Hemingway”. Uma grande experiência é assistir às touradas direto das varandas.

5) The Ritz e o Palace

O rei Alfonso XIII inaugurou o Ritz em 1910 para abrigar a nobreza europeia da época e hoje preserva todo o charme da Belle Époque. 

Dois anos depois, o outro ícone de Madrid, o Palácio, foi construído no Bairro de las Letras. Nomes ilustres como Sofia Loren, Elisabeth Taylor, Frank Sinatra, Picasso, Dalí e Albert Einstein já ficaram por lá. 

A título de curiosidade, em Madrid você encontra o que se diz ser o hotel mais antigo de Espanha: a Posada del Peine, próximo da Plaza Mayor.

6) Parador de Granada

Passear por seus palácios e ouvir o som das fontes em seus jardins é uma experiência cultural única. No Parador, um antigo convento que os Reis Católicos mandaram construir sobre um palácio Nasrid, todos os seus cômodos, seus móveis e seu claustro parecem ter saído diretamente de uma história de “As Mil e Uma Noites”.

7) Hotel de San Marcos

Há 500 anos, o Hostal de San Marcos foi construído por ordem do Rei Fernando, o Católico, para abrigar a sede da Ordem Militar de Santiago. O belo hotel da cidade de León que sobreviveu até hoje é uma revisão da história: funcionou, entre outras coisas, como um hospital para peregrinos e como uma prisão. 

 

8) Majestoso

Este hotel no centro de Barcelona tem as suas origens em 1918. Ele já presenciou muitos momentos da história e, durante a Guerra Civil Espanhola, o prédio funcionou como um “centro” para correspondentes da imprensa estrangeira. 

Ao longo da sua vida, foram muitas as personalidades que acolheu: da Rainha María Cristina aos poetas Antonio Machado e García Lorca, ao pintor Joan Miró, aos cantores Charles Trenet e Josephine Baker.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.