Por Andrei Teixeira

A maior feira de limpeza profissional da América Latina, a Higiexpo (Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental), chega à sua 25ª edição nesses dias 8 a 10 de agosto.

Realizada a cada dois anos pela Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), em São Paulo, a feira é um showroom das principais novidades e inovações do mundo da limpeza profissional, com a participação de expositores de todos os segmentos do mercado (fabricantes e distribuidores de químicos, máquinas, equipamentos e utensílios).

A feira cresceu muito nos últimos anos e inovação na parte de equipamentos tem sido o destaque principal. Além disso, há cada vez mais palestras e muita gente de fora de São Paulo, o que significa um aumento na extensão do assunto e da preocupação Brasil a dentro.

Resultado de imagem para higiexpo
Ocupando um pavilhão inteiro no Expo Center Norte, em São Paulo, a Higiexpo chega à 25ª edição cheio de novidades (Foto: Divulgação)

Um dos livros que foram lançados e que vale a pena destacar é o título “Princípios de gestão para uma empresa de higiene e limpeza”, do administrador, consultor e professor Luiz Carlos Gonçalves, que já participou outras duas vezes como palestrante. E nessa terceira temporada, estréia um livro super interessante.

O livro destaca as ferramentas básicas para se realizar uma gestão eficaz em uma empresa do setor considerando as boas práticas do mercado. O objetivo é o de aumentar a eficácia dos processos que envolvem uma organização que atua no mercado de higiene e limpeza.

São abordados temas como o mercado, os tipos de empresa, os regimes tributários, o controle financeiro, os requisitos e fórmulas de cálculo dos custos, a importância e as práticas de marketing e vendas, contratos, gestão de pessoas e liderança, cálculos e práticas trabalhistas já considerando a nova legislação, e a inovação.

Luiz Carlos comenta de onde surgiu a ideia: “Percebemos que as pessoas que trabalham no setor necessitam de muita informação e há pouco material em português disponível sobre o nosso segmento”. E completa “As pessoas sempre perguntam muito nos cursos que damos sobre o assunto”.

Luiz Carlos Gonçalves é agora escritor de um novo livro que busca tratar do valor que a limpeza e a higiene têm na empresa para além do simples custo de mercado que tantas vezes pensamos (Foto: Divulgação)

“Demonstrar valor numa negociação não é uma tarefa fácil, já que o mercado foco muito em preço e não no valor do serviço que é prestado”. Se fazer reconhecer por diferenciação e poder receber por isso é o objetivo maior de uma empresa do segmento.

Numa primeira impressão todo mundo considera que “higienizar e limpar é uma tarefa fácil”, engano, você precisa adquirir know-how, dominar processos, desenvolver produtos químicos inovadores e que não afetem a saúde das pessoas, desenvolver técnicas e processos diferenciados e ágeis, sem considerar uma boa operação logística para poder reduzir seus custos operacionais.

Muito do nosso trabalho é realizado de forma “invisível” pelo nosso pessoal. Quando todos chegam ao escritório a limpeza já está feita e poucas pessoas se se dão conta da quantidade de esforço empregado para que possam trabalhar em condições saudáveis. Isto faz prevalecer a lógica de comprar os serviços por preços baixos, que é ruim para todo mundo.

Luiz Carlos conta que a ideia do livro é ajudar gestores a conhecer o que se pratica no mercado e que melhora a produtividade e eficacia das empresas do nosso segmento.

O lançamento do livro foi aconteceu hoje. A tiragem inicial foi de 200 unidades e o interesse foi tão grande que estes exemplares se esgotaram. Já foram encomendados mais 800 livros que pode ser adquiridos na Abralimp.

SERVIÇO
Telefone: (11) 3079-2003
Sitehttp://www.abralimp.org.br/

Deixe uma resposta